Curso Livre de Bateria com Christiano Rocha

(aulas presenciais – via Skype – via YouTube/e-mail)

Conteúdo do curso

O curso é livre, moldado de acordo com o conhecimento, necessidades e aspirações de cada estudante.

Independentemente da forma de aula, é utilizado material diversificado, como por exemplo:

  • Livro Bateria Brasileira (com playback).
  • Material do curso “Baixo e bateria: tocando juntos!” (com playback).
  • Material publicado na revista MD Brasil (desde 2006), como por exemplo, as matérias: “O mundo maravilhoso dos aros” [https://youtu.be/YEtKR0lVrPw]; “Aprenda a ler sem traumas” [4 partes]; “Turbine suas viradas” [matéria de capa]; “101 levadas que podem salvar sua pele” [3 partes]; “Ritmos cruzados” [4 partes]; “Modulação métrica” [3 partes]; “Ritmos lineares” [2 partes]; “Gangorra”; “Notas fantasmas” [2 partes]; “Nem tudo é quatro” [= compassos quebrados; 2 partes]; “Construindo levadas esquisitas” [2 partes: https://youtu.be/AYHlVtCTF5U]; exercícios com colcheias [https://youtu.be/2hNC87MNqiE]; “Estudar para errar” [https://youtu.be/cJVGuRyxFkE]; etc).
  • Material inédito com playalong (https://youtu.be/EkJJnAapZtw).
  • Livros nacionais e estrangeiros.

Além da parte “baterística” (leitura/escrita, técnica, rudimentos/aplicação dos rudimentos, coordenação, independência, senso rítmico, prática com metrônomo, sonoridade, dinâmica, prática de estilos, bumbo duplo, solo/improviso, fraseado, criação de levadas, prática com diversos tipos de baquetas, relação com os demais instrumentos etc.), a ideia é desenvolver também a parte de percepção, apreciação musical e concepção musical. Enfim, a ideia é que cada estudante ache o SEU próprio jeito de tocar.

No caso de aulas não presenciais, o material é enviado por e-mail ou WeTransfer.

Informações gerais

As aulas presenciais são feitas em minha sala de estudos e têm duração de 30, 45 ou 60 minutos.

As aulas podem ser semanais, quinzenais, mensais ou avulsas.

Uso duas baterias acústicas (uma DW maple [10”, 12”, 14”, 16”, 20”] e uma Tama birch [8”, 10”, 12”, 14”, 20”]); um equipamento de som de ótima qualidade; fones; laptop; impressora; metrônomo; pads de estudo; ar condicionado; Wi-Fi; filmadora.

A sala fica no bairro da Pompeia, em São Paulo.

Leciono tanto para iniciantes como para quem toca há um bom tempo, mas quer dar uma “lapidada”, independentemente de estilo que toca.

As aulas geralmente são individuais, mas também podem ser em duplas. Fica a critério do(s) estudante(s).

Curso via Skype (para quem tem conexão boa)

Para quem quer fazer o curso via Skype, os requisitos básicos são: um computador (PC, notebook, iPad etc.), com webcam; bateria acústica OU eletrônica; internet com qualidade boa/razoável.

É necessário criar uma conta no Skype, que é GRATUITO (http://www.skype.com/pt-br/).

Se houver algum problema com a internet (ou algum “apagão”, por exemplo), a aula será remarcada, EXCETO quando o aluno não aparece no horário marcado e não avisa.

As aulas são PARTICULARES.

Antes da primeira aula, costumo fazer um teste de conectividade, para ver se tudo funciona devidamente.

Como citei anteriormente, o material didático é enviado por mim por e-mail. Se for muito pesado, como no caso de alguns playbacks que utilizo, envio via WeTransfer, que é fácil e gratuito (www.wetransfer.com [inclusive existe tutoriais em português no YouTube, para aprender a usar esta ferramenta]).

Curso via YouTube e/ou e-mail (para quem tem conexão lenta)

Se a conexão do estudante não é boa, existe a possibilidade de fazer o curso via e-mail/YouTube. Não é a melhor forma de fazer aula, mas é melhor que nada.

Como funciona?

1)   Escolhemos um assunto a ser abordado na aula.

2)   Envio o material por e-mail com o que deve ser estudado.

3)   O estudante prepara o material e faz um vídeo de 15 minutos (pode ser até com uma câmera de um celular [o importante é que o som e a imagem fiquem nítidos]).

4)   O estudante posta – num prazo de 12 dias (a partir do envio do material a ser estudado) – o vídeo no YouTube (preferencialmente num vídeo não listado [ou privado]) ou me envia por e-mail ou WeTransfer.

5)   Analiso o vídeo.

6)   Envio os comentários por e-mail e/ou faço um vídeo com observações, sugestões, acertos etc., posto no YouTube (num vídeo não listado [ou privado]) ou faço o envio via e-mail ou WeTransfer.

O valor das aulas é o mesmo, sejam elas presenciais ou não.

Para marcar uma aula entre em contato. Meu endereço no Skype é: christiano.rocha1